Comunicações

Para Enviar o Trabalho [Clique Aqui]

Programação – Comunicações – 02 e 03 de novembro de 2007.

Dia 02 de novembro de 2007 - 16:00h

01 – Sala Goiabeira - GT 01

  • EXPRESSIVIDADE: DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA ARTÍSTICA E A DOCÊNCIA – RELAÇÃO ENTRE O ARTISTA E O DOCENTE. TEATRO - ADRIANA MOREIRA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • TEATRO COMO ENCONTRO - A EXPERIÊNCIA DO EVENTO TEATRAL NA SALA DE AULA – ADRIANA SERRÃO SCHNEIDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • AÇÃO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEATRO – VERA LÚCIA BERTONI DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • O ENSINO-APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO VOCAL NA INICIAÇÃO TEATRAL – LUCIANA RODRIGUES MARCON – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • PRÁTICAS PSICOMOTORAS E JOGOS DRAMÁTICOS – NEIDE DAS GRAÇAS DE SOUZA BORTOLINI – UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • CORPO E IMAGEM NA EDUCAÇÃO - A DANÇA COMO CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CORPO DOCENTE E DISCENTE - INDIARA GOMES - PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO

02 – Sala Laranjeira – GT 01

  • FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ARTE: FLUXOS, DISTÂNCIAS E APROXIMAÇÕES – ALDO VICTORIO FILHO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ
  • (RE)PENSANDO A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE ARTE-EDUCAÇÃO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA AS LICENCIATURAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SANTOS E REGIÃO – ANA KALASSA EL BANAT, MARTA FERNANDES GARCIA – UNIMES – SANTOS
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE: UMA LEITURA PSICANALÍTICA – INÊS MARIA M ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UNB
  • VISIBILIDADES ESTÉTICAS: OLHARES EM (DES) CONSTRUÇÃO – PÓLO ARTE NA ESCOLA UEA – VALDEMIR DE OLIVEIRA, GERNEI GÓES DOS SANTOS – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS LICENCIADOS EM ARTES VISUAIS – LUCIANE VIANNA OLIVEIRA E RITA PATTA RACHE – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS – VALÉRIA MAIA SOARES BITTAR – UFJF – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

03 – Sala Pitangueira – GT 01

  • O FUTURO DO ENSINO DAS ARTES DE SÃO PAULO - CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR - UNESP-SP
  • ARTE E EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE – DEISE CATARINE SCHUCK STEFFANELLO, LUCIANA GRUPELLI LOPONTE, NEUSA LORENI VINHAS -UFRGS/UNISC
  • O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE ARTE - VIVIEN HELLEN S. DE CARVALHO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: REALIDADE E UTOPIA – TERESINHA SUELI FRANZ – CENTRO DE ARTES – UDESC
  • VIGOTSKI E O ENSINO DE ARTE – PAULO CESAR DUARTE PAES – FACULDADE MAGSUL

04 – Sala Aroeira – GT 01

  • PROJETO DE EXTENSÃO REDE DE MEDIADORES DA GALERIA ARTE LOIDE SCWHAMBACH: INTERSTÍCIOS ENTRE AS POÉTICAS DO ARTISTA, DO MEDIADOR E DO ESPECTADOR/PARTICIPADO – EDUARDA AZEVEDO GONÇALVES, FABRIZIO RODRIGUES – UERGS/FUNDARTE
  • A GRAVURA E SUAS MÚLTIUPLAS POSSIBILIDADES – GABRIELA FARIAS DA SILVA, FÁTIMA OLIVEIRA BORGES – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • SEMANA NOEMIA VARELA – SANDRA MARIA NOGUEIRA CRUZ, EDILVA M. NOGUEIRA CRUZ, VALTERLENE MARIA LEMOS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE (AS) DE ARTE: UM PROJETO CONSTRUÇÃO EM PARCERIA - DONALD HUGH DE BARROS KERR JUNIOR – ULBRA, REJANE RECKZIEGEL LEDUR – SMEC CANOAS
  • ARTESSÁRIOS: PEQUENAS LÍNGUAS DA ARTE - RENATA AZAMBUJA DE OLIVEIRA – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • PROCESSO DE CRIAÇÃO DA GRAVURA DE ZÉ CÉSAR – MARIA DE FATIMA FRANÇA ROSA, PAULO CÉSAR MARTINS, ELIAS BATISTA MARINHO – FACULDADE DE ARTES VISUAIS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

05 – Sala Azaléia – GT 01

  • ANDU: ENTRE A SALA DE AULA E O ATELIER – AMANDA MOREIRA LOPES – ESCOLA GUIGNARD/UEMG
  • A ARTE ABRINDO FRONTEIRAS – RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ARTES PARA JOVENS E ADULTOS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI – CRISTIANE FRANCISCA LEME DEALIS – GICELA MARIA VAN GYSSEL MÜLLER BRUSAMARELLO FACULDADES MAGSUL
  • O ARTISTA-DOCENTE E O ESPAÇO EDUCACIONAL – VILMA CAMPOS DOS SANTOS LEITE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (MG).
  • A NECESSIDADE DO SILÊNCIO NA FORMAÇÃO DO ARTISTA PROFESSOR - SONIA ASSIS – ESCOLA GUIGNARD/UEMG
  • ENCONTROS NOS PÁTIOS DO RECIFE – PAULINA MARIA SANTOS DE ALBUQUERQUE, EVANDRO B. ALMEIDA, FÁBIO ZUMBA, GEORGE JOSÉ DE JESUS, IONE LOPES, MÁRCIA CRISTINA DE MIRANDA LINS, NATHÁLIA RÉGIS, PAULO JACINTO DE ALBUQUERQUE, PAULO CÉSAR ALVES DE ALBUQUERQUE, WALKIRIA DOMINGUES DE ALBUQUERQUE, RITA DE CÁSSIA QUEIROZ ALMEIDA - CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS DA PREFEITURA MUNICIPAL DO RECIFE
  • OFICINA DO PATRIMÔNIO CULTURAL – ROSSANO ANTENUZZI DE ALMEIDA - RJ

06 - Sala Calêndula – GT 02

  • A FORMAÇÃO DO ATOR: TRABALHANDO A RELAÇÃO CORPO/ESPAÇO/MOVIMENTO A PARTIR DE IMAGENS - ANA MARIA PACHECO CARNEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA/MG
  • AS ARTES VISUAIS E O TEATRO EM BUSCA DO SENSORIAL - FABIANA DE MOURA BERGAMINI, TALES BEDESCHI FARIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
  • UM “PRÉ-TEXTO” PARA A EDUCAÇÃO - LAUREEN GABRIELE MALLMANN , CÁRITA PORTILHO DE LIMA– UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTO-DETERMINAÇÃO - MARIA DA NATIVIDADE RAMALHO BORBA – UFJF
  • RECEPÇÃO TEATRAL DA OBRA CUIDE BEM DE MIM NA ESCOLA PÚBLICA - NEY WENDELL - MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – UFBA
  • O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA, NAS ARTES CÊNICAS E NA MÚSICA: UM ESTUDO COMPARATIVO - PAMELLA SCHEFER CORRÊA, NEIDE DAS GRAÇAS DE SOUZA BARTOLINI (ORIENTADORA) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.

07 – Sala Lantana – GT 02

  • ESCOLAS PARCEIRAS – ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ZULMIRA MATHIAS NETTO RIBEIRO, CENTRO DESPORTIVO E CULTURAL ARAGUAIA E UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE – UNIVALE - ANA LUISA ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA – FLORIANÓPOLIS.
  • ENSINO DAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEO NO ENSINO MÉDIO: O ESTÁGIO ESCOLAR COMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS – ANGÉLICA D’AVILA TASQUETTO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • ENSINO DE ARTE, RESTAURO E OFÍCIOS DENTRO DA ESCOLA DE ARTE RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE DA FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO|FAOP – CÉSAR TEIXEIRA DE CARVALHO, HELOISA HELENA DAVINO, GABRIELA DE MOURA RANGEL – ESCOLA DE ARTE RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE, FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO.
  • CULTURA VISUAL E O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS: PARA ALÉM DE UMA QUESTÃO DISCIPLINAR - VALESKA BERNARDO RANGEL, NOEMÍ DURAN SALVADÓ – UNIVERSIDAD DE BARCELONA, FACULTAD DE BELLAS ARTES – DOCTORADO EN ARTES VISUALES Y EDUCACIÓN: UN ENFOQUE CONSTRUCCIONISTA.
  • IMAGENS DIGITAIS: TRÂNSITOS POSSÍVEIS ENTRE A ESCOLA E A SUBJETIVIDADE – ROGÉRIA ELLER, ALICE FÁTIMA MARTINS – MESTRANDA FAV/UFG.
  • O ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA - MARIA ANGÉLICA DURÃES MENDES DE ALMEIDA, TÂNIA ABRAHÃO VASONE – COLÉGIO HUGO SARMENTO.

08 – Sala Petúnia – GT 03

  • O TEATRO POPULAR COMO POSSIBILIDADE DE PROTAGONISMO: PERFORMANCES JUNTO ÀS COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL - CILENE GONÇALVES LEITE, CLEUSA HELENA PERALTA CASTELL, CAROLINA PERALTA FLORES - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG.
  • ARTE & EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ARTE/EDUCADORES - CLÁUDIA M. M. BRANDÃO – CEFET – RS.
  • EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL COMO RECURSO RELACIONAL E DE SENSIBILIZAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE - CLAUDIA M. S. TAVARES, ELIZABETH B. SCHIMIDT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - FURG
  • TEATRO, ECOPEDAGOGIA E TRANSVERSALIDADE - PAULO SERGIO ANDRADE BAREICHA – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
  • O ENSINO DE ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CAMPO – DAYANA GONZAGA SOUZA E FREITAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)

09 – Sala 1-CA – Ana Mae Barbosa – GT 04

  • CULTURA E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE ARTE LOCAL E ENSINO DE ARTE - ADRIANA RUSSI TAVARES DE MELLO, MARIAH CHRISTINE RAFAEL GUEDES DA SILVA – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • PROGRAMA INTERAR-TE – INTEGRANDO CRIANÇAS, JOVENS E SEUS ACOMPANHANTES ADULTOS NAS VISITAS AO MUSEU DE ARTE EM BUSCA DE LAZER - ANDREA AMARAL - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S E OUTROS OLHARES – INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS INFRATORES ATRAVÉS DAS ARTES PLÁSTICAS - ANDRÉ LUIZ PORFIRO CRIAM (CENTRO DE REFERÊNCIA E ATENDIMENTO AO MENOR) NOVA IGUAÇU
  • ENSINO DAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEO E MULTICULTURALIDADE: A APROPRIAÇÃO DE MOTIVOS ÉTNICO-CULTURAIS NA CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA CAMISETAS - CRISTIAN POLETTI MOSSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • ENSINO DA ARTE - PRODUÇÃO CULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL - DENISE BRIOSCHI, - UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA - RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
  • FRAGMENTOS DO EU: ALTERIDADE, IDENTIDADE E ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA – LÍDIA LOBATO LEAL, ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA – FAV/UFG.

10 – Sala 2-CA – Ivone Richter – GT 04

  • TEATRO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR - AMANDA AGUIAR AYRES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • O INVERSO DO AVESSO: A DESCOBERTA DO UNIVERSO EXTERIOR A PARTIR DO RESGATE INTERIOR - CARLOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA, MARIA GORETI DO NASCIMENTO PEREIRA, PAULA GOTELIP DE SOUZA CORRÊA, RAFAEL RODRIGUES CARVALHO - OURO PRETO MG
  • TEATRO LEGISLATIVO COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DA PONTA DO LEAL - CHRISTINA CHRISTOFORO DA SILVA FILIPPIN, MÁRCIA POMPEO NOGUEIRA- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
  • TEATRO PLAYBACK: MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS EM CENA - CLARICE STEIL SIEWERT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • OLHANDO PARA OS DESENHOS DOS JOVENS: BRASIL E PORTUGAL – JUREMA LUZIA DE FREITAS SAMPAIO-RALHA – FACULDADE COMUNITÁRIA DE CAMPINAS - FAC3

11 – Sala 3-CA – Ingrid Koudela – GT 04

  • VIVÊNCIAS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO - ENEILA ALMEIDA DOS SANTOS – PUC/SP
  • PROJETO CIDADE “FAZ DE CONTA” – LINGUAGEM TEATRAL - DÓRIS DE FÁTIMA CARNEIRO - ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR GLADSEN GUERRA DE REZENDE
  • PRÁTICAS TEATRAIS NO MST - GUILHERME RÓTULO, MÁRCIA POMPEO NOGUEIRA – CEART – UDESC
  • TRANSFORMANCE: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO COM A PEDAGOGIA DO CAMPO NO SUDESTE DO PARÁ - MANOELA SOUZA, DAN BARON – INSTITUTO TRANSFORMANCE: CULURA & EDUCAÇÃO
  • UM PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA EM SITUAÇÃO DE CONFINAMENTO - MARCOS RICARDO DOS SANTOS – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

12 - Sala 4-CA – Laís Aderne – GT 04

  • 55+ARTE: ARTE E CIDANIA NA TERCEIRA IDADE - ANA CÉLIA TEIXEIRA, CÉSAR T. DE CARVALHO, HELOISA HELENA DAVINO ALVES, GABRIELA MOURA LOPES RANGEL - ESCOLA DE ARTE RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE, FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO
  • “NÚCLEO DE ARTE/EDUCAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA NA ONG ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA EM RISCO” - ARY POTYGUARA CANAGÉ DE PINHO FILHO - ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA EM RISCO – ACER – DIADEMA
  • “IMAGINASONS E REPRESENTASONS” EM UM COTIDIANO PERIFERIZADO - GUSTAVO COELHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
  • NARRATIVAS VISUAIS COMO EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS - WOLNEY FERNANDES DE OLIVEIRA, FABIANA ALZIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO INDIVIDUO - SILLENY MARIA GOMES PINTO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • PROJETO: MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE – MARÍLIA INÊS VERONA E REJANE RECKZIEGEL LEDURM – SMEC

13 - Sala 5-CA - Noêmia Varela – GT 04

  • TROCA-TROCA – ARTE CONTEMPORÂNEA NA VIDA DE UMA PEQUENA CIDADE E O POTENCIAL EDUCACIONAL DE TRÊS FUSCAS - AILTOM ALVES GOBIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • EDUCAÇÃO E ARTES ALIDAS PARA INCLUSÃO DE EDUCANDOS SURDOS - ALESSANDRA MENEZES MACHADO E FREITAS , MARIA DAS VITÓRIAS NEGREIRAS AMARAL - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • ATELIÊ CAMARÁ – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - DANIELA DE MATTOS - CENTRO CAMARÁ DE PESQUISA E APOIO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - SÃO VICENTE
  • NOVOS OLHARES SOBRE A CIDADE DE BLUMENAU - PRÉ-CONCEITOS E DESIGUALDADE SOCIAL - FOTOGRAFIA E CINEMA - MARIA GORETTI CASAS CAMPOS FERREIRA - ESCOLA TÉCNICA DO VALE DO ITAJAÍ –ETEVI / FURB
  • AGNITIO: INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA - HENRIQUE AUGUSTO NUNES TEIXEIRA - ESCOLA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
  • DRUMMONZINHOS: ARTE, CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL – RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO – FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.

14 - Sala Girassol – GT 05

  • ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE MÚSICA, TEATRO E ARTES VISUAIS – MARILENE, L.K SCHRAMM, ROZENEI M.W. CABRAL, DEISE P. DELAGANO, SCHEILA LUIZA MADDA LOZZO, CRISTIANE KREICH STELA M., MENEGHEL – FURB.
  • SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ATOS DE “VER” E “OUVIR” NO TRABALHO DO ATOR – JOANA IZABEL DA SILVA - PPGAC – UFRGS
  • ARTE CONTEMPORÂNEA E O CURRÍCULO DE ARTES – VERA LÚCIA PENZO FERNANDES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • A DISCIPLINA ARTE/EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA: UMA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA – SISLÂNDIA MARIA FERREIRA BRITO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
  • QUESTÕES REFLEXIVAS: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE NA EDUCAÇÃO – SILVIA SELL DUARTE PILLOTTO, LETÍCIA T. CONEGLIAN MOGNOL – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE.
  • EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADOLESCENTES - UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA - PESQUISA AÇÃO E O ENSINO DE MÚSICA – MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA, ANA JÚLIA CAMPOS, RONALDO ALEXANDRE DE OLIVEIRA - FUNDHAS – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP.

15 – Sala 6-CA – Mirian Celeste Martins – GT 06

  • O ENSINO DAS ARTES VISUAIS E SUA RELAÇÃO COM AS IMAGENS MULTIMIDIÁTICAS – ANA CLÁUDIA MACHADO PAIM, MARILDA OLIVEIRA DE OLIVEIRA (UFSM).
  • A EDUCAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DA MÍDIA - ANA CLÁUDIA NEIF SANCHES, MARIA DE FÁTIMA DA SILA COSTA GARCIA MATTOS (CUML)
  • O ENSINO DE ARTE DIANTE DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DAS NOVAS MÍDIAS - ANA ZEFERINA FERREIRA MAIO – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
  • NATUREZA-MORTA - PINTURA, PUBLICIDADE E FOTOGRAFIA DIGITAL NA SALA DE AULA – ANDERSON LEITÃO – CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA 441 MANÉ GARRINCHA
  • EXERCÍCIO CURATORIAL NO ESPAÇO VIRTUAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O ACERVO DA GALERIA DA FACULDADE DE ARTES VISUAIS (FAV/UFG) – CARLA LUZIA DE ABREU, ALICE FÁTIMA MARTINS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE IMAGENS EM MÍDIAS DIGITAIS - ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO OLHAR POR VIA DE IMAGENS TÉCNICAS – NOELI BATISTA DOS SANTOS - CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA “CIRANDA DA ARTE”.

16 - Sala 7-CA – Cecília Conde – GT 06

  • O CINEMA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR – ALICE FÁTIMA MARTINS, ADRIANE CAMILO COSTA– FAV / UFG
  • APRENDER FOTOGRAFIA FAZENDO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ARTE-EDUCADORES PELA WEB - ELIZABETE TEREZINHA GOMES E ROSE MARY AGUIAR BORGES - UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, KATYUSCIA SOSNOWSKI – CENTRO EDUCACIONAL SISTEMA UNIFICADO
  • ENSINO A DISTÂNCIA: DOS CONCEITOS AOS MATERIAIS DIDÁTICOS – SANTIAGO LEMOS – FACULDADE DE ARTES VISUAIS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • O OLHAR PELO BURACO DA AGULHA – FÁTIMA DE OLIVEIRA BORGES, ANA PAULA CARDOSO DA SILVA, JULIANA DE SOUZA CASTELLO –UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • LEITURA DA IMAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – LECI MARIA DE CASTRO AUGUSTO COSTA – GRUPO ATEDUCA/UNB
  • NOVOS E VELHOS TREMORES: O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA MODALIDADE EAD – LEDA MARIA DE BARROS GUIMARÃES, TERESINHA LOSADA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
  • A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO E O DESAFIO PARA O EDUCADOR – NÁDIA FONSECA BERTRAND FERREIRA – GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – UFSM

17 - Sala 8-CA – Dilza Délia Dutra – GT 07

  • A ARTE NA EDUCAÇÃO: A PRÁXIS TEATRAL NO CONTEXTO ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO – AILTON RIBEIRO – CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
  • MEMÓRIAS E MEMORIAIS: ENTRELAÇANDO A HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE À HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS – ANA PAULA TRINDADE DE ALBUQUERQUE – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • EXPERIENCIA DE CURADORIA EM ARTE/EDUCAÇÃO – NOEMIA VARELA: UMA VIDA, FAZERES E PENSARES -.FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES DE AZEVEDO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO E UFPE; ANDRÉ LUIS AQUINO DE ALMEIDA – FUNDAÇÃO DE CULTURA CIDADE DO RECIFE E UFPE; FÁBIO LAGO – ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE
  • A BELA ÉPOCA: MEIO PASSO ENTRE O BELO E O PERVERSO - ANDREA PENTEADO - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ
  • MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA: 20 ANOS DO NÚCLEO DE ARTE-EDUCAÇÃO – MARIA HELENA ROSA BARBOSA - FLORIANÓPOLIS

18 - Sala Abricó – Auditório CA – GT 08

  • “OS SALÕES DE ARTE DE PELOTAS – 1977 A 1981 REVISTO PELO OLHAR DOS ALUNOS DO EJA” – JANAÍNA TIMM DE SOUZA – PELOTAS
  • O PROEJA NA EMUFPA: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO - LIA BRAGA VIEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • ARTE POR MÓDULOS, UMA EXPERIÊNCIA NÃO REAL. ARTE COM JOVENS E ADULTOS PELO ENSINO MODULARIZADO – SANDRA ALBUQUERQUE REIS FACHINELLO - UNOCHAPECÓ, ESCOLA SADIA-CEJA CHAPECÓ, PPGAV UDESC.
  • A POÉTICA TRANSGRESSORA DO CORPO NO COTIDIANO A AULA DE ARTES VISUAIS NO PROEJA - ADRIANA MARIA DOS SANTOS – UDESC

19 - Sala 9-CA – Dora Dutra Bay – GT 09

  • REESIGNIFICAÇAO DO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS OBJETOS QUE LHES SÃO PERTENCENTES – AMANDA CÁSSIA DOS REIS SILVA, VILMA CAMPOS LEITE (ORIENTADORA) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • FORMAÇÃO DO ADULTO QUE TRABALHA COM A PRIMEIRA INFÂNCIA: POR UM DESAMADURECIMENTO – FÁBIO WOSNIAK, MARIA MARCONDES MACHADO – REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
  • O JOGO TEATRAL NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM SALA DE AULA. – HELOISE BAURICH VIDOR – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA/ (UDESC)
  • JOGOS TEATRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MATERNAL E EDUCAÇÃO INFANTIL – MARIA CÉLIA FERNANDES ROSA – CRECHE CRUZ DE MALTA – BRASÍLIA – DF
  • CINEMA, PERFORMANCE E PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA – MÔNICA TORRES BONATTO - PPGAC – UFRGS.

20 - Sala 10-CA – Osmar Pisani – GT 09

  • ARTES VISUAIS E ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DA UFSM/RS – ANDRÉIA WEISS, ANA LUIZA RUSCHEL NUNES – FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIA E LETRAS DE ALEGRE – FAFIA
  • RAIZES FIGURATIVAS – CHARLES FARIAS SIQUEIRA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL GINÁSIO PROFESSOR JOSÉ BIZERRA DE BRITTO – CRATO/CE
  • ARTE NO CONTEXTO INFANTIL: RELEITURAS A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – ELIANE DE OLIVEIRA RODRIGUES, LACI CECÍLIA SEIBERT, AMARILDO LUIZ TREVISAN – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL – GILVÂNIA MAURÍCIO DIAS DE PONTES, ARTTUR VELLUDO DA COSTA MORAIS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - NEI/UFRN.
  • A TRIDIMENSIONALIDADE E O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES – JOSIANE SCHUEDA RAISER - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – SC

 

Dia 03 de novembro de 2007 – 16:00h

01 - Sala Goiabeira – GT 01

  • ROMARIA DA MEDIANEIRA E ESTUDOS CULTURAIS: A LEITURA DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS MODOS DE VER DOS FUTUROS DOCENTES – CARLA FARIAS SOUZA, ANA LUIZA RUSCHEL NUNES – UFSM -SANTA MARIA.
  • ARTE, MÍDIA E VIOLÊNCIA: A EXPLOSÃO NA DÉCADA DE NOVENTA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DAS ARTES VISUAIS – CAROLINA SCALCO PINHEIRO, AYRTON DUTRA CORRÊA – UFSM – SANTA MARIA.
  • PROPOSTA TRIANGULAR PARA O ENSINO DE ARTE: CONCEPÇÕES E PRATICAS DE ESTUDANTES-PROFESSORES/AS – ELISA MUNIZ BARRETTO DE CARVALHO, CÉLIA MARIA CASTRO ALMEIDA – UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE.
  • LEITURA DE ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O SABOREO A SER APRENDIDO – ELOIZA AMÁLIA BERGO SESTITO, SÔNIA MARIA VIEIRA NEGRÃO – UEM – MARINGÁ.
  • REPENSAR A EDUCAÇÃO: AS IMAGENS CULTURAIS E A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA – ELVIO DE CARVALHO, AMARILDO LUIZ TREVISAN – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • ANDU: ENTRE A SALA DE AULA E O ATELIER – AMANDA MOREIRA LOPES – ESCOLA GUIGNARD/UEMG

02 - Sala Laranjeira – GT 01

  • A PRODUÇÃO FEMINISTA DAS MULHERES NAS ARTES PLÁSTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROFESSORES/AS DE ARTE DE PORTUGAL E BRASIL – NADRÉA SENRA COUTINHO – IEC – UNIVERSIDADE DO MINHO – PT
  • O QUE DIZEM OS ARTIGOS PÚBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ARTE? – EVERSON MELQUIADES ARAÚJO SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS PARA UMA APROXIMAÇÃO SOBRE UM OBJETO – GISELE COSTA, IRENE TOURINHO – UFG.
  • ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA: A CULTURA VISUAL COMO ORIENTAÇÂO PARA PRÁTICAS DO VER E DO INTERPRETAR – KELLY BIANCA CLIFFORD VALENÇA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • LAS MENINAS : A PLURALIDADE DE OLHARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE – LACI CECILIA SEIBERT, AMARILDO LUIZ TREVISAN – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

03 - Sala Pitangueira – GT 01

  • AS AULAS DE ARTES VISUAIS DO ENSINO MÉDIO: CONHECENDO A REALIDADE DE SANTA MARIA/RS – ALINE NUNES DA ROSA, MARILDA OLIVEIRA DE OLIVEIRA , JULIANO REIS   - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • ARTE E INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO TERCEIRO SETOR – JANETE DE ANDRADE SARTORI - FAMOSP – UPM
  • FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM ARTES VISUAIS – SÔNIA TRAMUJAS VASCONCELLOS - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ
  • A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFSM: ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO – SANDRA AGOSTINI, EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UM PROJETO INTERINSTUTICIONAL – LIANE CARVALHO OLEQUES, MARILDA OLIVEIRA DE OLIVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

04 - Sala Aroeira – GT 01

  • REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS – JOCIELE LAMPERT – CEART – UDESC
  • PROFESSOR E PESQUIDADOR DE ARTE: O QUE ENSINAR SE NÃO CONSEGUE APRENDER. - SILVIA CARLA MARQUES COSTA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE-EDUCAÇÃO – MÔNICA PELLEGRINI, SIMONE ANDRÉ, MARIA LÍVIA DE CASTRO ANDRADE, PAULO EMILIO DE CASTRO ANDRADE – INSTITUTO AYRTON SENNA.
  • A SACRALIZAÇÃO DA ARTE E DO ARTISTA – SEUS MITOS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE EM ARTES – KÉSIA MENDES BARBOSA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • QUEM PESQUISA, (SE) DESCOBRE! - LIDIANE FONSECA DUTRA, RITA PATTA RACHE, RAMILE DA SILA LEANDRO, LUCIANA COZZA RODRIGUES, LETÍCIA ANDRADE DE SOUZA, ROSANA DE ALMEIDA LAMAS, ÂNGELA APARECIDA DE OLIVEIRA ABEL – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE.

05 - Sala Azaléia – GT 01

  • O ENSINO DE ARTE EM GOIÁS: UM RECORTE A PARTIR DO CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA “CIRANDA DA ARTE” – LUZ MARINA DE ALCÂNTARA – CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA “CIRANDA DA ARTE”
  • + ARTE: VIVENCIANDO, APRENDENDO E ENSINANDO – MANOEL LUIZ CERQUEIRA FILHO, NADJA NAYRA ALVES MONTEIRO, MARIA HORTÊNCIA DE ARAÚJO BARRETO – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO.
  • ARTE/EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DO ENSINO BÁSICO, LEITORES/AS DE ARTE NO AGRESTE MERIDIONAL – MARIA DAS VITÓRIAS NEGREIROS DO AMARAL – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNANBUCO.
  • [CON]TATOS COM MEDIAÇÃO CULTURAL – RITA DE CÁSSIA DEMARCHI, MIRIAN CELESTE MARTINS , ANA MARIA SCHULTZE, MARIA CELINA BARROS MERCÚRIO, MARIA DE LOUDES SOUZA FABRO, MARISTELA SANCHES RODRIGUES, OLGA EGAS, SOLANGE UTUARI, PIO SANTANA – INSTITUTO DE ARTES – UNESP
  • DESPERTANDO SENSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES – RAMILE DA SILVA LEANDRO E IVANA MARIA NICOLA LOPES – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

06 - Sala Calêndula – GT 02

  • O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA - DENISE ÁLVARES CAMPOS CEPAE/UFG
  • DEIXE EM PAZ MEU CORAÇÃO: PROJETO MULTIDISCIPLINAR GOTA D’ÁGUA - INÊS ROCHA, GREICE COHN, MARINA MANSUR – COLÉGIO PEDRO II/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO.
  • OS POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE: UM ESTUDO DA VISUALIDADE GRÁFICA SOBRE O RITUAL DO TURÉ - JUSSARA DE PINHO BARREIROS – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • CICLO ROTATIVO E MANDALAS MUSICAIS, UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA ARTE - NEMÉSSIA B. MACIEL BESPALOFF, CÉSAR TEIXERA DE CARVALHO, HELOISA HELENA DAVINO ALVES, GABRIELA DE MOURA LOPES RANGEL – ESCOLA DE ARTE RODRIGO MELO FRANCO DE ANDRADE, FUNDAÇÃO DE ARTE DE OURO PRETO.
  • MOVIMENTO FUNK CARIOCA - ESTÉTICAS ANTROPOFÁGICAS - PABLO OLIVEIRA DOS SANTOS ALVES E PEDRO MOREIRA LIMA – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • INVESTIGANDO COMO JOVENS PODEM VIVENCIAR/ COMPARTILHAR/ CONSTRUIR O PROCESSO CATÁRTICO - PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ - CARIACICA

07 - Sala Lantana – GT 02

  • A IMAGEM DA ARTE EM ATIVIDADES LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES - AURORA FERREIRA ROBERTO - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
  • POR UM SABER MAIS SIGNIFICANTE - REFLEXÃO SOBRE OS SABERES NA ATUALIDADE: SOCIEDADE, LITERATURA E TEATRO - WILLIAM NEIMAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.
  • ENSINO DAS ARTES E ENSINO DE DESIGN: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERTEXTUALIDADE - RUTH REJANE PERLEBERG LERM - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS – CEFET – RS.
  • O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO COMO INSTRUMENTO PARA A MEDIAÇÃO DA ARTE NA ESCOLA - MARISTELA SANCHES RODRIGUES - INSTITUTO DE ARTES DA UNESP
  • O DESIGN DE ESTAMPARIA TÊXTIL E A EDUCAÇÃO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU CHÁCARA DAS FLORES - LUÍS TADEU MARTIL FLECK, ANA LUIZA RUCHEL NUNES (ORIENTADORA) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • HISTÓRIA DE VIDA A HISTÓRIA DA ARTE: O HOMEM RENASCE TODOS OS DIAS - VÂNIA LIRA - ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES

08 - Sala Petúnia – GT 02

  • QUANDO A PELE FALA - ÂNGELA APARECIDA COELHO WALTRICK – UNIPLAC
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E A ARTE - ÁUREO GUILHERME MENDONÇA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/UFF
  • ESPAÇO ESTÉTICO NO CONTEXTO ESCOLAR - FABÍOLA CIRIMBELLI BÚRIGO COSTA – CA – UFSC
  • PROJETO O TÚNEL DO TEMPO: VIAJANDO PELA HISTÓRIA A ARTE CONDUZINDO O PROCESSO DE ENSINO - MARIA DE FÁTIMA VIEGAS JOSGRILBERT, EMNE MOURAD BOUFLER – ESCOLA E FACULDADES MAGSUL.
  • O MUNDO DA MODA - MODA - ARTE E EDUCAÇÃO - A DIVERSIDADE DO ENSINO DA ARTE - JUSSIARA COSTA OLIVEIRA, GEISA MÁRCIA PIMENTEL, ELTON M. MESQUIOTA - PROJETO “GENTE ARTEIRA” – CAIXA CULTURAL BRASÍLIA – DF.
  • UMA AVENTURA NO MUNDO DE TARSILA - SÔNIA TEREZINHA PEREIRA MORO, ELIS ÂNGELA RÁU, LUCINÉA TEREZINHA DE OLIVEIRA - ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES – FLORIANÓPOLIS – SC.

09 - Sala Girassol – GT 03

  • ARTE COMO INSTRUMENTO SOCIAL - CLEUSA HELENA GUAITA PERALTA CASTELL - RIO GRANDE
  • ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – UMA CIRANDA MULTICOR - ROSANA GONÇALVES DA SILVA, VERA LESSA CATALÃO (ORIENTADORA) – UNB - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
  • A PERCEPÇÃO AMBIENTAL PROPICIANDO UM DESPERTAR ARTÍSTICO - MICHELLE NETTO LUIZ, LIDIANE REIS E SILVA, JAIRO BARDUNI FILHO,
    DAYANA GONZAGA, CLARA AMORIM, LUANA MARIA GOMIDES – ORIENTADORES: LAURA PRONSATO, DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)
  • UM FLASH NA NATUREZA: PROJETO PEDAGÓGICO EM ARTES VISUAIS - LUCIANA BORRE NUNES – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

10 - Sala 1-CA – Ana Mae Barbosa – GT 04

  • UM DIÁLOGO POSSÍVEL: ENSINO DE TEATRO, ESCOLA PÚBLICA, CORPO E ESPAÇO – CÉLIDA SALUME MENDONÇA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
  • POESIA DA PALAVRA E DO MOVIMENTO – MICHELLE APARECIDA GABRIELLI, LAURA PRONSATO – UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV).
  • YOGA NA EDUCAÇÃO – UMA EXPERIÊNCIA DE MOVIMENTAÇÃO LÚDICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CENTRO COMUNITÁRIO DO PANTANAL EM FLORIANÓPOLIS – KARIN MARIA VÉRAS – PROGRAMA DE ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • TEATRO POLÍTICO: CONSCIENTIZAÇÃO PROVOCATIVA.
  • 10.639/2003: O ENSINO DE ARTE ATRAVÉS DO MULTICULTURALISMO-CRÍTICO - JÚLIA PINTO, MARIA CRISTINA DA ROSA F. DA SILVA – CEART – UDESC.

11 - Sala 2-CA – Ivone Richter – GT 04

  • PROJETO VIA SATÉLITE: COMUNICANDO IDÉIAS TEMA DO RELATO E ÁREA ESPECÍFICA – MAURICIO REMIGIO VIANA, SILVIA CARLA MARQUES COSTA –UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • REPRESENTAÇÕES QUEER NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL – MIRIAM DE PAULA BARROS ARAÚJO, ROSANGELA VIEIRA, BELIDSON DIAS – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, INSTITUTO DE ARTES, DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
  • FORMAÇÃO DE PÚBLICO - RELATO DE TRABALHO COM GRUPOS SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PÚBLICO ATRAVÉS DA ARTE-EDUCAÇÃO - DARLENY TAVARES GOES CARDOSO DE OLIVEIRA, DANILO FRANÇA DO NASCIMENTO, RAMON GUSTAVO FONSECA, RENATA PATRÍCIA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • O ESTUDO DA CULTURA SEXUAL COMO UMA POSSIBILIDADE E UM COMPROMISSO PARA O ENSINO DA ARTE – JUZELIA DE MORAES – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - AYRTON DUTRA CORREIA (ORIENTAÇÃO)

12 - Sala 3-CA – Ingrid Koudela – GT 04

  • ESCOLA PARTICULAR E MARKETING SOCIAL: UM DESABAFO – GABRIELA LAMBERT - SÃO PAULO
  • A ARTE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO MÉDIO - UM ENCONTRO POSSIBILITADOR DE NOVOS OLHARES SOBRE A ARTE - GREICE COHN - COLÉGIO PEDRO II, RJ
  • A METÁFORA NA ARTE/EDUCAÇÃO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE – SÂMARA SANTANA – BELO HORIZONTE – MG
  • A ARTE NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS – JULIANA GOUTHIER – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • “MEMÓRIA EM ESQUECIMENTO” – DO FOTOGRÁFICO AO PEDAGÓGICO, PERCURSOS DE UMA PESQUISA. – CHANAÍSA MELO, CLÁUDIA MARIZA MATTOS BRANDÃO – PHOTOGRAPHEIN – NÚCLEO DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO, FURG/CNPQ

13 - Sala 4-CA - Laís Aderne – GT 04

  • EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS, EM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO, DESPERTOU A PAIXÃO PELA BUSCA DE UM ENSINO DE ARTES ACESSÍVEL A TODOS – HAROLDO DE ARAÚJO – FAV – UFG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)
  • EDUCAÇÃO ESTÉTICA VISUAL COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI – VIVIANE DIEHL, GRAZIELA OZMEZZANO – UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
  • PAIS NA OFICINA DE ARTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÃO INCLUSIVA DA FAMÍLIA NA ESCOLA – ROSSANO SILVA, JAIDE FARIAS - OFICINA DE ARTE – SMED
  • GÊNERO: COMO E PARA QUÊ? ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL – ROSÂNGELA VIEIRA OLIVEIRA, MIRIAM BARROS, BELIDSON DIAS – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • A ARTE COMO HORIZONTE TRANSDISCIPLINAR NA AÇÃO DE EDUCAR – MIGUEL ALMIR LIMA DE ARAÚJO - PROFESSOR DA UNEB E DA UEFS

14 - Sala 5-CA – Noemia Varela – GT 04

  • ENSINO E INCLUSÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE BANDA - HELY NAZARENO P. DE OLIVEIRA JUNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
  • ENSINO DE ARTE E A LEI 10.639/03 - IVAINA DE FÁTIMA OLIVEIRA, LEDA MARIA GUIMARÃES - FAV /UFG
  • AFRICANIDADES E INTIMIDADES ENTRE QUINTAIS - JOYCE FARIAS, MARISE ESCOBAR E LÍGIA HELENA BOPPRÉ – SANTOS
  • CONJUNTO DE CORDAS DEDILHADAS – INICIAÇÃO MUSICAL – MAURÍCIO PANZERA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • MUSICA, CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL: APRODUÇAO DO CONHECIMENTO MUSICAL EM ONGS – MAGALI OLIVEIRA KLEBER – LONDRINA

15 - Sala 6-CA – Mirian Celeste Martins – GT 06

  • REVISTA DIGITAL ART&: CINCO ANOS DE TRABALHO E OS PLANOS PARA O FUTURO – GISELE TORRES MARTINI E ANNA RITA FERREIRA ARAÚJO, MARTHA MARIA PRATA-LINHARES, JUREMA LUZIA DE FREITAS SAMPAIO-RALHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • BRINQUEDOTECA NA PRÁXIS DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - ÉRICA MORGANA SILVA NORONHA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/GARANHUNS
  • TECNOLOGIA DIGITAL E MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE ARTE VISUAL – ISAAC ANTONIO CAMARGO – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – PR
  • A ARTE CONTEMPORÂNEA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA - VANESSA FREITAG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA /UFSM
  • REPRESENTAÇÕES DO TRABALHADOR NO MODERNISMO BRASILEIRO DOS ANOS 30 E 40:UM PROJETO DE TRABALHO EM ENSINO DE ARTE - MÔNICA MITCHELL DE MORAIS BRAGA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
  • FOTOGRAFIA ONTEM E HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA – SOLANGE DE SOUZA VERGNANO – CEFET QUÍMICA DE NILÓPOLIS – RJ.

16 - Sala 7-CA – Cecília Conde – GT 06

  • AS INTERPRETAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DOS SEUS ALUNOS – HENRIQUE LIMA ASSIS – CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA “CIRANDA DA ARTE”
  • O USO DE GAMES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS VIA WEB - PATRICIA DE PAULA PEREIRA, LÚCIA GOUVÊA PIMENTEL (ORIENTADORA) – ESCOLA DE BELAS ARTES – UFMG
  • O LABORATÓRIO DO ARTISTA – CIENTISTA: UM AMBIENTE DE ESTUDO DAS TECNOLOGIAS ANTIGAS E EMERGENTES - PAULA HANA AKITA DE OLIVEIRA – INSTITUTO DE ARTES – UNESP
  • TERRITÓRIO CONTEMPORÃNEO EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA – PIO SANTANA – INSITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • POÉTICA DA VILA VIRTUAL: PARADIGMAS DA ARTE TECNOLÓGICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – RODRIGO CHAVES DE SOUZA, ANA ZEFERINA FERREIRA MAIO – ACADÊMICO DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

17 - Sala 8-CA – Dilza Délia Dutra – GT 07

  • TRAJETÓRIAS VIVENCIAIS EM ARTES PLÁSTICAS – AYRTON DUTRA CORRÊA - SANTA MARIA – RS
  • ATUALIDADE DA FAEB/CONFAEB PARA A ARTE/EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTE – FÁBIO JOSÉ RODRIGUES DA COSTA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
  • ENSINO DAS ARTE VISUAIS: DE SUA GÊNESE À ATUALIDADE – VINÍCIUS LUGE OLIVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • ENSINO DE ARTE EM DUQUE DE CAXIAS - CURRÍCULO-ARTE – TERESINHA MARIA DE CASTRO – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS

18 - Sala Abricó – Auditório CA – GT 08

  • A POÉTICA TRANSGRESSORA DO CORPO NO COTIDIANO A AULA DE ARTES VISUAIS NO PROEJA - ADRIANA MARIA DOS SANTOS – UDESC.
  • CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UM PROJETO DE ENSINO DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA DE UMA OITAVA SÉRIE DA EJA - LUÍS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM – UFJF
  • REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ARTE - NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA - RICHARD PERASSI LUIZ DE SOUSA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CCE/UFSC
  • REFLEXÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS TEATRAIS PROMOVIDAS EM DIFERENTES AMBIENTES EDUCATIVOS - MATEUS GONÇALVES, SILVIA BALESTRERI NUNES - UFRGS (PORTO ALEGRE/RS)

19 - Sala 9-CA – Dora Dutra Bay – GT 09

  • CONSTRUINDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE IMAGENS CULTURAIS: A OBRA DE ARTE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO – CARLINE SCHRÖDER AREND, AMARILDO LUIZ TREVISAN – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
  • TEORIA DO IMAGINÁRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PEDAGOGIA ATRAVÉS DO ENSINO DE ARTE – ADRIANA MARIA DO NASCIMENTO FERREIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
  • ARTE PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RECIFE – EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDOCENTES EM ARTE – CRISTIANE MARIA GONÇALVES SOARES, GISÉLIA MARIA SÁTIRO DA SILVA, JAÍSA FARIAS DE SOUZA FREIE, MARIA AUXILIADORA DE ALMEIDA - PREFEITURA DO RECIFE
  • REFLEXÕES SOBRE O DESAPARECIMENTO DO DESENHO INFANTIL – FRANCISCO ANGELO MEYER FERREIRA – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFPE

20 - Sala 10-CA – Osmar Pisani – GT 09

  • BORDADOS, CORES, LINHAS E FORMAS: ALINHAVANDO A NOSSA HISTÓRIA – ROSVITA KOLB-BERNARDES, ANA ANGÉLICA ALBANO – UNIVERSIDADE DO ESTADOS DE MINAS GERAIS.
  • A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA RETRATADA NAS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI – INFÂNCIA E PORTINARI: DIÁLOGOS POSSÍVEIS – KEYLA ANDREA SANTIAGO OLIVEIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
  • O ARTISTA NA ESCOLA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS – LANA COSTA FARIA – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS CIRANDA DA ARTE
  • INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EUDAÇÃO INFANTIL – MAGDA LETÍCIA BEZERRA MENDONÇA, MARIA DAS VITÓRIAS NEGREIROS AMARAL - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Comunicações Hóteis e Restaurantes Localização Programação Oficinas Inscrições Hospedagem Solidária Atividades Culturais Entre em Contato com a Comissão Organizadora