Lista Comunicações

 

1.   ABREU, Carla Luziade; MARTINS, Alice Fátima. EXERCÍCIO CURATORIAL NO ESPAÇO VIRTUAL: UMA REFLEXÃO SOBREO ACERVO DA GALERIA DA FACULDADE DE ARTES VISUAIS (FAV/UFG).

 

 

2.   Agostini, Sandra; Terrazzan, Eduardo Adolfo. A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFSM: ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

 

3.   ALBUQUERQUE, Ana Paula Trindade de. MEMÓRIAS E MEMORIAIS: ENTRELAÇANDO A HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE À HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS.

 

4.   Albuquerque, Paulina M.S; Albuquerque, Paulo C. A.; Albuquerque , Walkiria D.; Almeida, Evandro B.; Almeida, Rita de Cássia Q.;  Jesus, George José; Lins, Márcia C. M; Lopes, Ione; Oliveira, Gilson; Silva, Nathália R.; Tenório, Paulo J.A. ; e Zumba, Fábio. ENCONTROS NOS PÁTIOS DO RECIFE.

 

5.   Alcantara, Luz Marina de. O ENSINO DE ARTE EM GOIÁS: UM RECORTE A PARTIR DO CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA “CIRANDA DA ARTE”.

 

6.   Almeida, Ana Luisa Z. P. ARTE NO APRENDIZADO DA VIDA.

 

7.   Almeida, Maria Angélica Durães Mendes de; Vasone, Tania Abrahão. O ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA.

 

8.   ALMEIDA, Rossano Antenuzzi de. OFICINA DO PATRIMÔNIO CULTURAL - AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEU.

 

9.   ALVES, Pablo Oliveira dos Santos; LIMA, Pedro Moreira. Movimento funk Carioca - estéticas antropofágicas.

 

10.  AMARAL, Andrea. PROGRAMA INTERAR-TE – INTEGRANDO CRIANÇAS, JOVENS E SEUS ACOMPANHANTES ADULTOS NAS VISITAS AO MUSEU DE ARTE EM BUSCA DE LAZER.

 

11. Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do. FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DO ENSINO BÁSICO, LEITORES/AS DE ARTE NO AGRESTE MERIDIONAL.

 

12. André, Simone; Pellegrini, Mônica; Andrade, Maria Lívia de Castro e Andrade, Paulo Emílio de Castro. FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE-EDUCAÇÃO.

 

13. ARAÚJO, Haroldo de. EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS, EM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO: DESPERTOU A PAIXÃO PELA BUSCA DE UM ENSINO DE ARTES ACESSÍVEL A TODOS.

 

14. AREND, Carline Schröder; TREVISAN, Amarildo Luiz. CONSTRUINDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE IMAGENS CULTURAIS: A OBRA DE ARTE COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO.

 

15. Assis, Sonia. À NECESSIDADE DO SILÊNCIO E A FORMAÇÃO DO ARTISTA PROFESSOR.

 

 

16. AYRES, Amanda Aguiar. TEATRO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR.

 

17. AZANBUJA, Renata. Artessários: as pequenas línguas da arte.

 

18. AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de; AQUINO, André; e LAGO, Fábio. EXPERIÊNCIA DE CURADORIA EM ARTE/EDUCAÇÃO – NOEMIA VARELA: UMA VIDA, FAZERES E PENSARES.

 

19. BARBOSA, Késia Mendes. A SACRALIZAÇÃO DA ARTE E DO ARTISTA — SEUS MITOS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE EM ARTES.

 

20. Barbosa, Maria Helena Rosa. MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA: 20 ANOS DO NÚCLEO DE ARTE-EDUCAÇÃO.

 

21. Bareicha, Paulo. TEATRO, ECOPEDAGOGIA E RANSVERSALIDADE.

 

22. BARREIROS, Jussara de Pinho. OS POVOS INDÍGENASDO OIAPOQUE: UM ESTUDO DA VISUALIDAE GRÁFICA SOBRE O RITUAL DO TURÉ.

 

23. Barros, Miriam; Vieira, Rosângela; DIAS, Belidson. REPRESENTAÇÕES QUEER NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL.

 

24. Bergamini, Fabiana de Moura; Faria, Tales Bedeschi. AS ARTES VISUAIS E O TEATRO POR UMA VIA SENSORIAL.

 

25. Bermardo, Valeska; Salvado, Noemí Duran. Cultura Visual e o Ensino de Arte nas Escolas: Para além de uma questão disciplinar.

 

26. BESPALOF, Neméssia B. Maciel; CARVALHO, César T. de; ALVES, Heloísa Helena Davino e RANGEL, Gabriela Lopes de Moura. CICLO ROTATIVO E MANDALAS MUSICAIS, UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ARTE.

 

27. Boldrini, Nanci Martinelli. A ARTE DE MÃOS DADAS COM A EDUCAÇÃO.

 

28. Bonatto, Mônica Torres. CINEMA, PERFORMANCE E PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA.

 

29. Borges, Rayssa Aguiar. TEATRO POLÍTICO: CONSCIENTIZAÇÃO PROVOCATIVA. EXPERIMENTAÇÃO DE UM TEATRO POLÍTICO, BASEADO EM AUGUSTO BOAL , NO ENSINO MÉDIO, DE MANEIRA EXTRACURRICULAR, BUSCANDO O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO PROPOSTO POR PAULO FREIRE.

 

30. BORTOLINI, Neide das Graças de Souza. PRÁTICAS PSICOMOTORAS E JOGOS DRAMÁTICOS - ARTES CÊNICAS.

 

31. Braga, Mônica Mitchell de Morais. REPRESENTAÇÕES DO TRABALHADOR NO MODERNISMO BRASILEIRO DOS ANOS 30 E 40: UM PROJETO DE TRABALHO EM ENSINO DE ARTE.

 

32. BRANDÃO, Cláudia M. M. ARTE & EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ARTE/EDUCADORES.

 

33. BRITO, Sislândia Maria Ferreira. ARTE/EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA “UMA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA”.

 

34. CAMARGO, Doraci; FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. DRUMMONZINHOS: ARTE, CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL.

 

35. CAMARGO, Isaac Antonio. TECNOLOGIA DIGITAL E MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE ARTE VISUAL.

 

36. Campos, Denise Álvares; Barros, Mara Veloso de Oliveira; e Santos, Wanderley Alves dos. ENSINO INTEGRADO DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

 

37. CARNEIRO, Ana Maria Pacheco. A FORMAÇÃO DO ATOR: TRABALHANDO A RELAÇÃO CORPO/ESPAÇO/MOVIMENTO A PARTIR DE IMAGENS.

 

38. CARVALHO, Elisa Muniz Barretto de; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. A PROPOSTA TRIANGULAR PARA O ENSINO DE ARTE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ESTUDANTES-PROFESSORES/AS.

 

39. CARVALHO, Elvio de; TREVISAM, Amarildo Luiz Trevisan. REPENSAR A EDUCAÇÃO: AS IMAGENS CULTURAIS E A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA.

 

40. CARVALHO, César Teixeira de; ALVES, Heloísa Helena Davino e RANGEL, Gabriela Lopes de Moura. Ensino de Arte, Restauro e Ofícios dentro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP.

 

41. Castell, Cleusa Helena Guaita Peralta; Flores, Carolina Peralta; Leite, Cilene Gonçalves; e Neves, Daniele Quiroga. ARTE COMO INSTRUMENTO SOCIAL: A MEDIAÇÃO DO TEATRO-FÓRUM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NAS PERFORMANCES DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE RIO GRANDE/RS.

 

42. Cerqueira, Manoel Luiz Filho; Monteiro, Nadja Nayra Alves; e Barreto, Maria Hortência de Araújo. + ARTE: VIVENCIANDO, APRENDENDO E ENSINANDO FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ARTES VISUAIS, CULTURA POPULAR, TEATRO E MÚSICA.

 

43. COELHO, Gustavo. “IMAGINASONS E REPRESENTASONS” EM UM COTIDIANO PERIFERIZADO.

 

44. COHN, Greice. A ARTE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO MÉDIO UM ENCONTRO POSSIBILITADOR DE NOVOS OLHARES SOBRE A ARTE

 

45. COSTA, Fábio José Rodrigues da. ATUALIDADE DA FAEB/CONFAEB PARA A ARTE/EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTE.

 

46. COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrigo. ESPAÇO ESTÉTICO NO CONTEXTO ESCOLAR.

 

47. Costa, Leci Maria de Castro Augusto. LEITURA DA IMAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.

 

48. Costa, Silvia Carla Marques. PROFESSOR E PESQUISADOR DE ARTE: O QUE ENSINAR SE NÃO CONSEGUE APRENDER.

 

49. CORREA, Ayrton Dutra. TRAJETÓRIAS VIVENCIAIS EM ARTES PLÁSTICAS.

 

50. CORREA, Ayrton Dutra; OLIVEIRA, Vinícius Luge. ENSINO DE ARTES VISUAIS: DE SUA GÊNESE À ATUALIDADE DA GÊNESE AO MOMENTO HISTÓRICO ATUAL: MEMÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS.

 

51. CorrEa Pamella Schefer; Bortolini, Neide das Graças de Souza. O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA, NAS ARTES CÊNICAS E NA MÚSICA: UM ESTUDO COMPARATIVO.

 

52. COUTINHO, Andréa Senra. A PRODUÇÃO FEMINISTA DAS MULHERES NAS ARTES PLÁSTICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE ARTE: Estudo comparativo entre professores/as de arte de Portugal e Brasil.

 

53. Cruz, Sandra Maria Nogueira; Lima, Edilva Barbosa da Silva. SEMANA NOÊMIA VARELA.

 

54. Diehl, Viviane; Ormezzano, Graciela. EDUCAÇÃO ESTÉTICA VISUAL COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI.

 

55. EÇA, Teresa; RALHA, Jurema Luzia de Freitas Sampaio. Olhando para os desenhos dos jovens: Brasil e Portugal.

 

56. FACHINELLO, Sandra Albuquerque Reis. ARTE POR MÓDULOS, UMA EXPERIÊNCIA NÃO REAL.

 

57. FARIA, Lana Costa. O ARTISTA NA ESCOLA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ARTE, EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

58. FARIAS, Jaide Zuleica de; SILVA, Rossano. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PAIS NA OFICINA DE ARTE.

 

59. FARIAS, Joyce; ESCOBAR, Marise; e BOPPRÉ, Lígia Helena. AFRICANIDADES E INTIMIDADES ENTRE QUINTAIS.

 

60. FERREIRA, Maria Goretti Casas Campos; BERTOLDI, Robson. NOVOS OLHARES: PRECONCEITOS E DESIGUALDADE SOCIAL-FOTOGRAFIA E CINEMA.

 

61. Franz, Teresinha Sueli. REALIDADE E UTOPIA: A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

62. FREITAS, Alessandra Menezes Machado de; AMARAL, Maria das Vitórias Negreiras do. EDUCAÇÃO E ARTES ALIDAS PARA INCLUSÃO DE EDUCANDOS SURDOS.

 

63. Freitag, Vanessa. ARTE CONTEMPORÂNEA E A FORMAÇAO INICIAL DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS.

 

64. FERREIRA, Adriana Mª. Do Nascimento. A ARTE/EDUCAÇÃO E A TEORIA DO IMAGINÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA.

 

65. FILHO, Ary Potyguara Canagé de Pinho. “NÚCLEO DE ARTE/EDUCAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA NA ONG ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA EM RISCO”.

 

66. Filippin, Christina Christoforo da Silva; Nogueira, Márcia Pompeo. TEATRO LEGISLATIVO COM CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE DA PONTA DO LEAL.

 

67. FREITAS, Dayana Gonzaga Souza e; GABRIELLI, Michelle Aparecida; SILVA, Jaqueline Medina de Cássia Lopes da; REIS, Cíntia Lopes; PRONSATO, Laura; e BARBOSA, Willer Araújo. O ENSINO DE ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CAMPO.

 

68. Fleck, Luís Tadeu Martil; Nunes, Ana Luíza Ruschel. O design de estamparia têxtil e a educação: uma prática educativa no 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de 1º Grau Chácara das Flores.

 

69. GABRIELLI, Michelle Aparecida; PRONSATO, Laura. POESIA DA PALAVRA E DO MOVIMENTO.

 

70. GOBIRA, Ailtom Alves. TROCA-TROCA – ARTE CONTEMPORÂNEA NA VIDA DE UMA PEQUENA CIDADE E O POTENCIAL EDUCACIONAL DE TRÊS FUSCAS.

 

71. GOMES, Elizabete Terezinha; SOSNOWSKI, Katyúscia; PEREIRA, Lucia São Thiago da Costa; BORGES, Márcia Suzana Caselgrandi; BORGES, Rose Mary Aguiar; e GOMES, Vanessa Kapper. APRENDER FOTOGRAFIA FAZENDO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ARTE-EDUCADORES PELA WEB.

 

72. Gonçalves, Mateus. Do topo aos horizontes possíveis - REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGENS TEATRAIS EM DIFERENTES AMBIENTES EDUCATIVOS

 

73. GOUTHIER, Juliana Gouthier, PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. A ARTE NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.

 

74. GUEIRA, Márcia Pompeo; RÓTULO, Guilherme. Práticas Teatrais no MST.

 

75. Guimarães, Leda; Losada, Teresinha. NOVOS E VELHOS TREMORES: O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA MODALIDADE EAD.

 

76. JOSGRILBERT, Maria de Fátima Viegast; BOUFLEUR, Emne Mourad. pROJETO o TÚNEL DO TEMPO: viajando pela história. a Arte conduzindo o processo de ensino.

 

77. JUNIOR, Carlos Eduardo Fernandes. O FUTURO DO ENSINO DAS ARTES EM SÃO PAULO. A ATUAL PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SME-SP.

 

78. KON, Victor. INCLUSION Y EDUCACION por el ARTE - ¿A quienes incluir? ¿En qué sociedad?

 

79. LAMPERT, Gabriela. ESCOLA PARTICULAR E MARKETING SOCIAL: UM DESABAFO.

 

80. LAMPERT, Jociele. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS.

 

81. Leal, Lídia Lobato; Pereira, Alexandre Adalberto. Fragmentos do Eu: Alteridade, Identidade e ensino de Arte Contemporânea.

 

82. Leandro, Ramile da Silva; Lopes, Ivana Maria Nicola. A SENSIBILIDADE E OS ALUNOS DE ARTES VISUAIS: REQUISITO OU APRENDIZAGEM?

 

83. LEITÃO, Anderson. Natureza-Morta Pintura, Publicidade e Fotografia Digital na Sala de Aula.

 

84. LEITE, Cilene Gonçalves; CASTELLl, Cleusa Helena Guaita Peralta; e FLORES, Carolina Peralta. O TEATRO POPULAR COMO POSSIBILIDADE DE PROTAGONISMO: PERFORMANCES JUNTO ÀS COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL.

 

85. Leite, Vilma Campos dos Santos. O ARTISTA-DOCENTE E O ESPAÇO EDUCACIONAL.

 

86. LEMOS, Santiago. ENSINO A DISTÂNCIA: DOS CONCEITOS AOS MATERIAIS DIDÁTICOS.

 

87. Lerm, Ruth Rejane Perleberg. ensino das artes e ensino de Design: Uma Experiência de intertextualidade.

 

88. Lima, Cárita Portilho de; Mallmann, Laureen Gabriele. Um “Pré- texto para a educação”.

 

89. LIMA, Henrique. AS INTERPRETAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DOS SEUS ALUNOS.

 

90. LIRA, Vânia. HISTÓRIA DE VIDA A HISTÓRIA DA ARTE: O HOMEM RENASCE TODOS OS DIAS ENSINO DAS ARTES VISUAIS.

 

91. LOPES, Amanda Moreira. ANDU: ENTRE A SALA DE AULA E O ATELIER.

 

92. LOPES, Ivana Maria Nicola. EVOCAÇÕES INFANTIS ... – UMA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A POESIA E O IMAGINÁRIO INFANTIL.

 

93. Luiz, Michelle Netto; Silva, Lidiane Reis; Barduni; Jairo Filho; Gonzaga, Dayana; Amorim, Clara; Gomides, Luana Maria. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL PROPICIANDO UM DESPERTAR ARTÍSTICO.

 

94. MAIO, Ana Zeferina Ferreira. O ENSINO DE ARTE DIANTE DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DAS NOVAS MÍDIAS.

 

95. Marcon, Luciana Rodrigues. O ENSINO-APRENDIZAGEM DA EXPRESSÃO VOCAL NA INICIAÇÃO TEATRAL.

 

96. MARINHO, Elias Batista; ROSA, Maria de Fatima França; MARTINS, Paulo César; e GOYA, Edna de Jesus. PROCESSO DE CRIAÇÃO DA GRAVURA DE ZÉ CÉSAR.

 

97. MARTINS, Alice Fátima; COSTA, Adriane Camilo. O Cinema na Educação Escolar.

 

98. Martins, Alice Fátima; Eller, Rogéria. IMAGENS DIGITAIS: TRÂNSITOS POSSÍVEIS ENTRE A ESCOLA E A SUBJETIVIDADE.

 

99. MATTOS, Daniela de. Ateliê Camará – prestação de serviços.

 

100. MELLO, Adriana Russi Tavares de; SILVA, Mariah Christine Rafael Guedes da. CULTURA E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE ARTE E A ARTE LOCAL.

 

101. MENDONÇA, Áureo Guilherme. ARTE NAS ESCOLAS E INTERDISCIPLINARIDADE.

 

102. MENDONÇA, Célida Salume. UM DIÁLOGO POSSÍVEL: ENSINO DE TEATRO, ESCOLA PÚBLICA, CORPO E ESPAÇO.

 

103. Mendonça, Magda Letícia Bezerra. A Influência da Contação de Histórias na Educação Infantil.

 

104. Moro, Sônia Terezinha Pereira; Ráu, Elis Ângela; Oliveira, Lucinéa Terezinha de. UMA AVENTURA NO MUNDO DE TARSILA.

 

105. MOSS, Cristian Poletti. ENSINO DAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEO E MULTICULTURALIDADE: A APROPRIAÇÃO DE MOTIVOS ÉTNICO-CULTURAIS NA CRIAÇÃO DE ESTAMPAS PARA CAMISETAS.

 

106. NASCIMENTO, Danilo França do; OLIVEIRA, Darleny Tavares Goes Cardoso de; FONSECA, Ramon Gustavo; e SILVA, Renata Patrícia da. FORMAÇÃO DSE PÚBLICO - Relato de Trabalho com Grupos Sociais sobre Formação de Público com a Arte-Educação.

 

107. Negrão, Sonia Maria Vieira; Sestito, Eloiza Amália Bergo. leitura e formação de professores: o saboreo a ser aprendido.

 

108. Neimar, William. POR UM SABER MAIS SIGNIFICANTE - REFLEXÃO ACERCA DOS SABERES NA ATUALIDADE: SOCIEDADE, LITERATURA E TEATRO.

 

109. Nunes, Augusto; TEIXEIRA, Henrique. AGNITIO: INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA.

 

110. Nunes, Luciana Borre. UM FLASH NA NATUREZA: PROJETO PEDAGÓGICO EM ARTES VISUAIS .

 

111. Oliveira, Luciane Vianna; Rache, Rita Patta. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS LICENCIADOS EM ARTES VISUAIS.

 

112. OLIVEIRA, Hely Nazareno Pimentel de Jr. ENSINO E INCLUSÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE BANDA.

 

113. OLIVEIRA, Jussiara C.; PIMENTEL, Geisa Márcia; e MESQUITA, Elton M. O MUNDO DA MODA.

 

114. Oliveira, Keyla Andrea Santiago. A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA RETRATADA NAS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI. Infância e Portinari: Diálogos possíveis (Arte-Educação).

 

115. OLIVEIRA, Marco Aurélio de; CAMPOS, Ana Julia; e OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADOLESCENTES - UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.

 

116. OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; ROSA, Aline Nunes da; e SIQUEIRA, Juliano Reis. AS AULAS DE ARTES VISUAIS DO ENSINO MÉDIO: CONHECENDO A REALIDADE DE SANTA MARIA/RS.

 

117. Oliveira, Marilda Oliveira de; Lampert, Jociele; e Oleques, Liane Carvalho. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS : UM PROJETO INTERINSTITUCIONAL.

 

118. OLIVEIRA, Paula Hana Akita de. O LABORATÓRIO DO ARTISTA – IENTISTA: UM AMBIENTE DE ESTUDO DAS TECNOLOGIAS ANTIGAS E EMERGENTES.

 

119. Oliveira, Valdemir de; Santos, Gernei Góes dos. Visibilidades estéticas: olhares em (des) construção – Pólo Arte na Escola UEA.

 

120. Oliveira, Wolney Fernandes de; Alzira, Fabiana. NARRATIVAS VISUAIS COMO EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS.

 

121. Paes, Paulo Cesar Duarte. VIGOTSKI E O ENSINO DE ARTES.

122. PAIM, Ana Cláudia Machad; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de Oliveira. O ENSINO DAS ARTES VISUAIS E SUA RELAÇÃO COM AS IMAGENS MULTIMIDIÁTICAS.

 

123. Panzera, Maurício. Conjunto de Cordas Dedilhadas - Iniciação Musical.

 

124. PENTEADO, Andrea. A BELA ÉPOCA : MEIO PASSO ENTRE O BELO E O PERVERSO.

 

125. Pereira Maria Goreti Nascimento; Carvalho Rafael Rodrigues; Silva, Carlos Alberto Ferreira da; e Corrêa, Paula Gotelip de Souza. O INVERSO DO AVESSO: A DESCOBERTA DO UNIVERSO EXTERIOR A PARTIR DO RESGATE INTERIOR.

 

126. PimenteL, Lucia Gouvêa; Pereira, Patrícia de Paula. O USO DE GAMES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS VIA WEB.

 

127. PINHEIRO, Carolina Scalco Pinheiro; CORRÊA, Ayrton Dutra Corrêa. ARTE, MÍDIA E VIOLÊNCIA: A EXPLOSÃO NA DÉCADA DE NOVENTA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DAS ARTES VISUAIS.

 

128. PONTES, Gilvânia Maurício Dias de; MORAES, Artur Velludo da Costa. Arte e educação ambiental na infância: um diálogo possível.

 

129. PORFIRO, André Luiz. I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares – Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas.

 

130. PREVIATO, Denise Brioschi, Gláucia; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. ENSINO DA ARTE - PRODUÇÃO CULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL.

 

131. RAISER, Josiane Schueda. A TRIDIMENSIONALIDADE E O PROFESSOR: RELAÇÕES E INTER-RELAÇÕES.

 

132. RIBEIRO, Ailton. A ARTE NA EDUCAÇÃO – A PRÁXIS TEATRAL NO CONTEXTO ESCOLAR NA CIDADE DE SÃO PAULO.

 

133. ROBERTO, Aurora Ferreira. A IMAGEM DA ARTE EM ATIVIDADES LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES.

 

134. Rodrigues, Eliane de Oliveira; Seibert, Laci Cecília; e Trevisan, Amarildo Luiz. ARTE NO CONTEXTO INFANTIL: RELEITURAS A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

 

135. RODRIGUES, Maristela Sanches. O DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO COMO INSTRUMENTO PARA A MEDIAÇÃO DA ARTE NA ESCOLA.

 

136. Rosa, Maria Célia Fernandes. Jogos Teatrais na formação de professores do Maternal e Educação Infantil.

 

137. SAMPAIO-RALHA, Jurema Luzia de Freitas; PRATA-LINHARES, Martha Maria; ARAÚJO, Anna Rita Ferreira; e MARTINI, Gisele Torres. REVISTA DIGITAL Art&: CINCO ANOS DE TRABALHO E OS PLANOS PARA O FUTURO.

 

138. SANCHES, Ana Cláudia Neif; MATTOS, Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de. A EDUCAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DA MÍDIA.

 

139. SANTANA, Pio. TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO EM JOGO: Uma proposta lúdica para o ensino dE arte.

 

140. SANTOS, Adriana Maria dos. A POÉTICA TRANSGRESSORA DO CORPO NO COTIDIANO.

 

141. SANTOS, Eneila Almeida dos. VIVÊNCIAS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO - Formação contínua dos professores de Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo através da arte teatral.

 

142. Santos, Marcos Ricardo dos. UM PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA EM SITUAÇÃO DE CONFINAMENTO : Reflexão sobre uma prática criativa exercida em aulas com pacientes residentes no Hospital de Custódia e Tratamento em Salvador.

 

143. SANTOS, Noeli Batista dos. LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE IMAGENS EM MÍDIAS DIGITAIS - ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO  OLHAR POR VIA DE IMAGENS TÉCNICAS.

 

144. Santos, Vera Lúcia Bertoni dos. AÇÃO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEATRO.

 

145. SARTORI, Janete de Andrade. ARTE E INCLUSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO TERCEIRO SETOR.

 

146. SCHNEIDER, Adriana Serrão. TEATRO COMO ENCONTRO: A EXPERIÊNCIA DO EVENTO TEATRAL NA SALA DE AULA.

 

147. Schultze, Ana Maria; Mercúrio, Maria Celina Barros; Fabro, Maria de Loudes Souza; Rodrigues, Maristela Sanches; Egas, Olga; Utuari, Solange; DEMARCHI, Rita; e Santana, Pio.  [CON]TATOS COM MEDIAÇÃO CULTURAL.

 

148. Seibert, Laci Cecília; Trevisan, Amarildo Luiz. LAS MENINAS: A PLURALIDADE DE OLHARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE – ARTE EDUCAÇÃO.

 

149. Siewert, Clarice Steil. TEATRO PLAYBACK: MÚLTIPLAS PRENDIZAGENS EM CENA.

 

150. SILVA, Adriana Moreira; LEITE, Vilma Campos dos Santos. EXPRESSIVIDADE: DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA ARTÍSTICA E A DOCÊNCIA.

 

151. SILVA, Amanda Cássia dos Reis; LEITE, Vilma Campos. RESIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E SEUS OBJETOS QUE LHES SÃO PERTENCENTES.

 

152. SILVA, Everson Melquiades Araújo. O QUE DIZEM OS ARTIGOS PÚBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE ARTE?

 

153. SILVA, Joana Izabel da. SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ATOS DE “VER” E “OUVIR” NO TRABALHO DO ATOR.

 

154. SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; PINTO, Júlia Rocha. 10.639/2003: O ENSINO DE ARTE ATRAVÉS DO MULTICULTURALISMO-CRÍTICO.

 

155. Silva, Rosana Gonçalves da; Catalão, Vera Lessa. Arte e Educação Ambiental – Uma Ciranda Multicor.

 

156. Silva, Silvana Moura da. Limites e Possibilidades de Leitura da Obra de Arte por Professores do Ensino Fundamental.

 

157. Silveira, Fabiane Tejada da; Wille, Regiana Black. REFLEXÕES SOBRE O ENSINAR E APRENDER MÚSICA NO CONTEXTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE MÚSICA-MODALIDADE LICENCIATURA DA UFPEL: PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA.

 

158. SILVEIRA, Juzelia de Moraes; CORRÊA, Ayrton Dutra. O ESTUDO DA CULTURA SEXUAL COMO UMA POSSIBILIDADE E UM COMPROMISSO PARA O ENSINO DA ARTE.

 

159. SIQUEIRA, Charles Farias. RAIZES FIGURATIVAS - ARTE, EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

160. SOARES, Cristiane Maria Gonçalves; SILVA, Gisélia Maria Sátiro da; FREIRE, Jaísa Farias de Souza; ALMEIDA, Maria Auxiliadora de. ARTE PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RECIFE – EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDOCENTES EM ARTE.

 

161. Souza, Carla Farias; Nunes, Ana Luíza Ruschel. ROMARIA DA MEDIANEIRA E ESTUDOS CULTURAIS: A LEITURA DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS MODOS DE VER DOS FUTUROS DOCENTES.

 

162. Sousa, Richard Perassi Luiz de. REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

 

163. SOUZA, Rodrigo Chaves de; MAIO, Ana Zeferina Ferreira. Poética da Vila Virtual: paradigmas da arte tecnológica a partir da concepção de um ambiente virtual de aprendizagem.

 

164. STEFFANELLO, Deise Catarine Schuck; LOPONTE, Luciana Gruppelli; e VINHAS, Neusa Loreni. ARTE E EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: Formação docente em arte.

 

165. TAIXEIRA, Ana Célia; CARVALHO, César Teixeira de; ALVES, Heloísa Helena Davino e RANGEL, Gabriela Lopes de Moura. 55 + ARTE: ARTE E CIDADANIA NA TERCEIRA IDADE.

 

166. TASQUETTO, Angélica D’Avila; CORRÊA, Ayrton Dutra. ENSINO DAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: O ESTÁGIO ESCOLAR COMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS.

 

167. TAVARES, Claudia Moraes Silveira; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL COMO RECURSO RELACIONAL E DE SENSIBILIZAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE.

 

168. Valença, Kelly Bianca Clifford; Martins, Raimundo. ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA: A CULTURA VISUAL COMO ORIENTAÇÂO PARA PRÁTICAS DO VER E DO INTERPRETAR.

 

169. Vasconcellos, Sônia Tramujas. FORMAÇÃO ACADÊMICA E ROFISSIONALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM ARTES VISUAIS.

 

170. VÉRAS, Karin Maria. YOGA NA EDUCAÇÃO – UMA EXPERIÊNCIA DE MOVIMENTAÇÃO LÚDICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CENTRO COMUNITÁRIO DO PANTANAL EM FLORIANÓPOLIS.

 

171. Verona, Marília Inês; Ledur, Rejane Recziegel. MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE. PROJETO DE INCLUSÂO COM MULHERES – ARTES VISUAIS.

 

172. Viana, Mauricio Remigio; Costa, Silvia Carla Marques. PROJETO VIA SATÉLITE: COMUNICANDO IDÉIAS.

 

173. VIDOR, Heloise Baurich. O JOGO TEATRAL NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM SALA DE AULA.

 

174. Vieira, Rosângela; Barros, Mirian; Dias, Belidson. Gênero: como e para quê? Estereótipos de gênero e sexualidade na Educação da cultura visual.

 

175. WALTRICK, Ângela Aparecida Coelho.  QUANDO A PELE FALA O MULTICULTURALISMO COMO TEMÁTICA NA SALA DE AULA.

 

176. WEISS, Andréia; NUNES, Ana Luiza Ruschel. ARTES VISUAIS E ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DA UFSM/RS.

 

177. WendelL, Ney. RECEPÇÃO TEATRAL DA OBRA CUIDA BEM DE MIM NA ESCOLA PÚBLICA.

 

178. WOSNIAK, Fábio; MACHADO, Marina Marcondes. FORMAÇÃO DO ADULTO QUE TRABALHA COM A PRIMEIRA INFÂNCIA: POR UM DESAMADURECIMENTO.

Comunicações Hóteis e Restaurantes Localização Programação Oficinas Inscrições Hospedagem Solidária Atividades Culturais Entre em Contato com a Comissão Organizadora